Hoje em dia pode-se notar a crescente dependência das organizações com relação a TI. A informatização de seu modelo de prestação de serviços é patente na maioria das instituições que pretende ganhar seu espaço na luta por determinado mercado.
Esta maneira de enfrentar seus adversários competetivamente leva a grandes investimentos na area de tecnologias de informação chegando ao ponto de poder-se confudir caso o negócio seja a TI ou senão a TI seja mesmo o tal negócio da actualidade.
Por outro lado, a introdução de TI como solução estratégica, pode acaretar outros problemas que sejam a resistência a mudanças comportamentais da componente humanware, a necessidade do acompanhamento evolutivo das tecnologias que pode acaretar custos de aquisição, a manutenção da qualidade do produto implicando assim a normalização das actividades operativas de valor.
Para fazer frente a algumas destas razões, foram criadas alguns standards no âmbito da gestão de infra-estruturas de TI identificadas três participantes chaves na definição de todos estes problemas, as Pessoas, os Procedimentos e as tais Tecnologias. É sobre as pessoas que pretendo falar nas próximas linhas.
Sei que dei muitas voltas mas a introdução é importante para criar um alinhamento, pois é sobre elas, conjunto de sistemas humanos, onde se verificam elevado numero de falhas no ambito operacional.
Equipes
A um grupo de individuos que exerce suas actividades laborais em conjunto como forma de atingir um objectivo comum se denomina equipe de trabalho. Agora vejam os diferentes sistemas (pessoa, individuo) interagindo em conjunto (com outras pessoas), influenciados pelos seus comportamentos, habitos e sua formação. Cada um destes sistemas poderia produzir seu proprio resultado. A questao é se esse resultado traz valor para a organização, melhor, se esta alinhado com os objectivos da organização.
Pois numa equipe:
Esta maneira de enfrentar seus adversários competetivamente leva a grandes investimentos na area de tecnologias de informação chegando ao ponto de poder-se confudir caso o negócio seja a TI ou senão a TI seja mesmo o tal negócio da actualidade.
Por outro lado, a introdução de TI como solução estratégica, pode acaretar outros problemas que sejam a resistência a mudanças comportamentais da componente humanware, a necessidade do acompanhamento evolutivo das tecnologias que pode acaretar custos de aquisição, a manutenção da qualidade do produto implicando assim a normalização das actividades operativas de valor.
Para fazer frente a algumas destas razões, foram criadas alguns standards no âmbito da gestão de infra-estruturas de TI identificadas três participantes chaves na definição de todos estes problemas, as Pessoas, os Procedimentos e as tais Tecnologias. É sobre as pessoas que pretendo falar nas próximas linhas.
Sei que dei muitas voltas mas a introdução é importante para criar um alinhamento, pois é sobre elas, conjunto de sistemas humanos, onde se verificam elevado numero de falhas no ambito operacional.
Equipes
A um grupo de individuos que exerce suas actividades laborais em conjunto como forma de atingir um objectivo comum se denomina equipe de trabalho. Agora vejam os diferentes sistemas (pessoa, individuo) interagindo em conjunto (com outras pessoas), influenciados pelos seus comportamentos, habitos e sua formação. Cada um destes sistemas poderia produzir seu proprio resultado. A questao é se esse resultado traz valor para a organização, melhor, se esta alinhado com os objectivos da organização.
Pois numa equipe:
- Os membros exercem um trabalho cooperativo e interdependente
- Possuem um interdependencia no cumprimento de suas actividades laborais, suas tarefas
- Partilham a mesma responsabilidade sobre o produto final, devem estar alinhados
- Comprometem-se com uma abordagem de trabalho como factor para alcancar o alinhamento, garantir a interdependencia na execucao das tarefas e a qualidade no produto final.
2 comments:
Existem várias novas maneiras de pensar (paradigmas) sobre a maneira como trabalhamos, e elas estão associadas.
Tradicionalmente nas empresas (organizações em geral) o ambinete é de competição individual, e os sistemas de premiação tradicionais reforçam esse quadro.
Porem hoje temos um elevado ritmo de mudanças (p.ex. a questão do petróleo, da xenofobia, a MCell q não funciona, ...), as situações tornaram-se bem mais complexas, e o grau de competiçao bem mais intenso ...
Tradicionalmente as organizações estão organizadas hierarquicamente e em núcleos de especialidades (organigrama hierarquico funcional), porem este arranjo não serve a agilidade que as empresas precisam para enfrentar com sucesso os novos desafios (mais frequentes e complexos).
É preciso promover a colaboração, e a utilização de maneiras de trabalho mais eficazes, comçando por entender os processos que seguimos implicita ou explicitamente para realizar as actividades. Estes deverão ser pensados de forma a permitir uma colaboração efectiva entre as funções da organização, e tambem fazendo uso apropriado - aquilo que a empresa compreende, sabe usar e se adapta ao contexto - das TI.
Maravilha!
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